Automtech

Blog

Como recrutar profissionais de TI
de forma eficiente.

O diferencial de um recrutamento na área da tecnologia envolve pequenos fatores que fazem uma grande diferença na hora de manter o profissional na empresa. Em nossos mais de 5 anos de atuação, tanto nas pequenas empresas como em multinacionais, conseguimos reunir dicas para que o processo seletivo seja mais assertivo. 

1. Entenda a realidade da área

Enquanto a pandemia acelerou as transformações digitais das empresas, a quantidade de profissionais não aumentou na mesma proporção. 
De acordo com o site Exame, o déficit potencial apontado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) em 2019 era de 24 mil profissionais em TI. O estudo apontou que 46 mil alunos se formam por ano, enquanto a demanda estimada entre 2019 e 2024 chega a, aproximadamente, 70 mil.
Com essa alta procura e baixa quantidade de profissionais, o recrutador tem encontrado salários altos para o budget oferecido pela empresa. Ganhe tempo com um setor RH especialista na área para entender se o profissional realmente entrega tudo o que a vaga pede e valide se vale seguir apresentando os benefícios da oportunidade.

2. Saiba descrever e divulgar a vaga

Com essa alta escassez que apontamos, você consegue imaginar a quantidade de vagas que os profissionais de TI recebem, não é mesmo? A informação chegando de forma clara e objetiva aumenta a chance do candidato parar para ler e entender a proposta. 
Cargos e funções dessa área costumam ser bem técnicos. Para evitar confusão no perfil buscado, é essencial o alinhamento afinado do recrutador com o gestor técnico. Revise as habilidades que são realmente obrigatórias e faça a divulgação de forma atrativa.
Dica bônus que funciona muito bem aqui na AutomTech: participe de grupos específicos de cada tecnologia, como SAP, Testers, Java, Python, etc. 

3. Priorize o match cultural 

O site Tech Today apontou que, segundo o Harvard Business Review, o fit cultural é a “probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização”. Como falamos, a procura por esses profissionais é grande e, para evitar rotatividade, entenda se o perfil do profissional vai de encontro com o da empresa. Quanto mais ele “se sentir em casa”, menores as chances de saída da empresa. 
Uma vez ou outra, em nossa prospecção ativa de candidatos, encontramos profissionais que não avaliam oportunidades. Ou seja, independente do valor da vaga, não se dispõem a conhecer a proposta por estarem felizes no local atual. Essa deve ser a meta de toda empresa que deseja reter o time.

4. Deixe claro os incentivos oferecidos pela empresa

Entre tantas oportunidades, o profissional pode se encantar por diferenciais como o formato de contratação, atuação (presencial, híbrida ou remota) e os benefícios ofertados. Entenda que é normal as exigências terem uma régua mais alta por aqui e a sua oportunidade deve conter benefícios mais atrativos do que de outras empresas.

5. Processo de entrevista com conhecimentos técnicos

Uma característica dos profissionais de TI no que diz respeito aos processos seletivos é que, quando o entrevistador entende pelo menos um pouco sobre o assunto, eles tendem a ser mais abertos e receptivos de acordo com o blog Sólides. Saia do óbvio nas perguntas, aperfeiçoe os recrutadores nos conhecimentos constantemente e saiba captar os conhecimentos do profissional de forma objetiva sem perder a qualidade do recrutamento.
Recrutar profissionais de tecnologia da informação tem sido um desafio diário para muitas empresas. Porém, uma das soluções efetivas é a contratação de empresas especialistas no assunto como a AutomTech
Você já conhece nossos modelos de recrutamento? 
Hunting
Alocação
Mapeamento e Atração de Profissionais
Se você quer acelerar contratações em TI e aumentar a assertividade, fale com a gente.

 

Autor(a): Liana Castelli.
 10/01/2022