Automtech

Blog

10 tendências no campo de tecnologia da informação para 2024

O campo da Tecnologia da Informação é notório por sua rápida evolução  

Portanto, é sempre uma boa ideia ficar atento às notícias e desenvolvimentos mais recentes no setor, que fornecem uma visão geral de algumas das áreas que provavelmente serão mais importantes em 2024, sendo, também, um reflexo do rápido avanço tecnológico e da mudança do mundo ao nosso redor. As empresas que estão bem-posicionadas para o futuro serão aquelas que adotarem estas orientações para melhorar seus negócios. 

 De acordo com pesquisas e análises de especialistas, listaremos 10 tendências de TI que se destacam para 2024:  

1. IA e Automação Continuada 

A inteligência artificial (IA) e a Automação têm sido tendências em crescimento e provavelmente continuam a se desenvolver. Vemos cada vez mais, integração de IA em processos de negócios, análises e aplicações de consumidor, além de ser adotada por uma ampla gama de setores, seguem se tornando mais vez sofisticados. Em 2024, a IA e a Automação serão utilizados para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisões e criar produtos e serviços inovadores. 

 

 

2. Realidade Aumentada e Virtual (RA e RV) 

A Com a melhoria contínua da tecnologia e o declínio dos custos, a RA e a RV podem encontrar aplicações mais amplas em diversos setores, pois atualmente já é muito usado em jogos, entretenimento, educação e negócios. Estas são duas tecnologias que permitem aos usuários interagir com o mundo digital de forma imersiva e interativa. A RA adiciona informações digitais ao mundo real, enquanto a RV cria um mundo virtual completamente novo. 

 

3. 5G e Conectividade Avançada 

Com a infraestrutura 5G se expandindo globalmente, as aplicações que aproveitam essa alta velocidade e baixa latência podem se tornar mais comuns. 

 

4. Computação de Borda (Edge Computing)

Ao invés de depender inteiramente de data centers centralizados, a computação de borda processa os dados mais perto da fonte, muitas vezes em dispositivos IoT. Esta tendência deve continuar a crescer à medida que procuramos maneiras mais eficientes de processar dados. O edge computing é uma abordagem de computação na qual o processamento de dados ocorre próximo aos dispositivos e usuários finais. Isso pode melhorar o desempenho, a latência e a segurança. Em 2024, veremos o edge computing sendo adotado em uma variedade de aplicações, incluindo IoT, 5G e carros autônomos. Em uma escala cada vez maior, à medida que as empresas buscam melhorar o desempenho e a segurança de suas aplicações.

 

5. Cibersegurança Proativa

Com ameaças cibernéticas em constante evolução, a cibersegurança não é apenas reativa, mas também proativa, com sistemas capazes de prever e prevenir ataques antes que eles ocorram. A segurança cibernética é uma preocupação crescente para as empresas de todos os tamanhos. Em 2024, vamos perceber as empresas investindo em novas tecnologias e estratégias de segurança para proteger seus dados e sistemas. 

 

6. Blockchain Além das Criptomoeda

Essa tendência pode encontrar aplicações em áreas como cadeias de suprimentos, identidades digitais e registros públicos. Em 2024, veremos mais empresas adotando o blockchain para melhorar a eficiência, a segurança e a transparência de seus negócios. Veremos o desenvolvimento de novos aplicativos para o blockchain, à medida que as empresas exploram novas maneiras de usar a tecnologia. O aprimoramento da escalabilidade e da eficiência do blockchain tende a se tornar mais escalável e eficiente, à medida que as empresas desenvolvem novas soluções para superar os desafios atuais da tecnologia. 

 

7. Infraestrutura como Código (IaC)

As empresas buscam maneiras mais eficientes de gerenciar e provisionar seus recursos de TI, a IaC tende a se tornar uma prática padrão. A Infraestrutura como Código é uma abordagem para o gerenciamento de infraestrutura que usa código para definir, provisionar e gerenciar recursos de infraestrutura. Sendo uma tendência crescente na TI, pois oferece uma série de benefícios incluindo redução de custos e do tempo de implantação, melhora da segurança e da conformidade.

  

 

8. Tecnologia Verde e Sustentável

A preocupação com as mudanças climáticas continua a crescer, sendo assim, a busca por soluções de TI mais ecológicas e eficientes em termos energéticos tendem a se tornar uma prioridade. 

 

9. Computação Quântica

Tem o potencial de revolucionar setores inteiros, desde a pesquisa farmacêutica até a criptografia. 2024 pode ser um ano em que veremos avanços significativos ou adoção comercial inicial. 

 

10. Nuvem híbrida e multinuvem

As empresas estão buscando cada vez mais uma abordagem híbrida ou multinuvem para suas necessidades de TI, pois perceberam que isso as permitem obter os benefícios da escalabilidade, flexibilidade e economia da nuvem pública, sem renunciar ao controle e da segurança da nuvem privada. A nuvem híbrida é uma combinação de infraestrutura de TI pública, privada e local. A multinuvem é o uso de dois ou mais provedores de nuvem pública.  

Algumas dicas para as empresas se preparem para essa onde tecnológica de 2024 são fazer sua própria pesquisa para entender quais tendências são importantes para o seu setor ou seu negócio, investir em treinamento e certificação para que sua equipe tenha habilidades e conhecimentos necessários para aproveitar, desenvolver e acompanhar mudanças, e seja flexível, é muito importante estar preparado para mudar e se adaptar à medida que as tecnologias evoluem.  

 O futuro da TI é brilhante, e as empresas que estão prontas para as tendências de 2024 estão no caminho certo para se diferenciarem da concorrência e alcançarem novos patamares de sucesso! 

Entre em contato conosco através dos canais abaixo para saber mais sobre quem somos e como podemos te auxiliar.

Somos uma consultoria especializada em tecnologia & RH/R&S, temos uma equipe experiente, com profissionais dedicados para promover os melhores resultados na sua empresa. 

 A AUTOM TECHNOLOGIES tem a solução perfeita para VOCÊ! Venha conhecer a melhor experiência em Consultoria de Tecnologia, RH e R&S, com a:

Logo da empresa Autom Technologies

Conte com a gente para te orientar. Esse assunto é a nossa especialidade. 😉

Solicite uma visita e conheça todas as soluções da Autom Technologies:
contato@automtech.com.br
Fale com a gente por WhatsApp.
Autor(a): Verônica Monteiro 13/10/23