Automtech

Blog

Diversidade e Inclusão na Tecnologia

A Tecnologia da Informação é para todos!

 

A conscientização sobre diversidade, como a inclusão de mulheres nas áreas de tecnologia dentro das empresas, é essencial para a inovação e sucesso das organizações, contar com a participação feminina nessas áreas é primordial para garantir uma maior representatividade sociocultural.   

 

A inserção de mulheres em Tecnologia da Informação (TI), contribui, além da diversidade empresarial, na criação de produtos e serviços mais inclusivos, que venham atendar às necessidades de todos os usuários, e está inclusão inspira outras mulheres a seguir carreiras nessa área, o que contribui na redução da desigualdade de gênero no setor.

No Brasil, o governo lançou, em 2022, a Política Nacional de Inovação e Empreendedorismo Feminino, que visa promover a participação das mulheres na tecnologia. A política inclui ações como a criação de programas de capacitação e mentoria para mulheres e a promoção de eventos, aumentando assim a visibilidade das mulheres na área.  

Outro fator que contribuiu para o aumento da participação das mulheres nos trabalhos em TI tem a ver com o crescimento da educação em tecnologia. Cada vez mais, mulheres estão ingressando em cursos de ciência da computação e engenharia, aumentando suas oportunidades de emprego na área. O número de mulheres matriculadas em cursos de engenharia, no Brasil, cresceu 30% entre 2015 e 2022, e as matriculadas em cursos de ciência da computação também cresceu neste período, em 15%.  

Apesar do crescimento, o cenário apresentado acima é baixo e resulta de uma série de fatores, como a falta de divulgação dos incentivos para o gênero feminino desde a infância, a discriminação e a falta de representatividade feminina na liderança das empresas de tecnologia. Quando as mulheres veem outras mulheres de sucesso na tecnologia, elas são mais propensas a acreditar que também podem alcançar seus objetivos. 

Estamos no caminho e apesar desses pequenos avanços ainda há um longo percurso para garantir a igualdade de gênero nessa área. As mulheres ainda representam uma minoria no setor, e enfrentarem desafios como a discriminação e o assédio.  

A inclusão de mulheres na área de tecnologia é um desafio, mas é um desafio que vale a pena enfrentar. A participação delas na tecnologia é essencial para garantir que essa área seja mais inovadora e representativa. Podemos citar algumas iniciativas que as empresas podem adotar para intensificar a inclusão:  

  • Criar programas de estágio e trainee voltados para mulheres;  
  • Oferecer bolsas de estudo para mulheres que desejam cursar uma graduação ou pós-graduação em tecnologia;  
  • Promover eventos e workshops para incentivar as mulheres a seguir carreiras na tecnologia;  
  • Criar um banco de dados de profissionais ‘mulheres’ na área de tecnologia;  
  • Oferecer programas de mentoria e capacitação específicos para mulheres;  
  • Criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e livre de discriminação;  
  • Promover a diversidade na liderança das empresas.  

Adotando essas iniciativas, as empresas criam um ambiente de trabalho digno, mais inclusivo e representativo. As mulheres trazem perspectivas únicas e valiosas para a tecnologia. Elas são mais propensas a se preocupar com a ética e a responsabilidade social da tecnologia, e a considerar as necessidades de todos os usuários, incluindo aqueles que são frequentemente marginalizados.  

Entre em contato conosco através dos canais abaixo para saber mais sobre quem somos e como podemos te auxiliar.

Somos uma consultoria especializada em tecnologia, temos uma equipe diversificada e com profissionais dedicados para promover os melhores resultados na sua empresa. 

 A AUTOM TECHNOLOGIES tem a solução perfeita para VOCÊ! Venha conhecer a melhor experiência em Consultoria de Tecnologia, RH e R&S, com a:

Logo da empresa Autom Technologies

Conte com a gente para te orientar. Esse assunto é a nossa especialidade. 😉

Solicite uma visita e conheça todas as soluções da Autom Technologies:
contato@automtech.com.br
Fale com a gente por WhatsApp.
Autor(a): Verônica Monteiro 10/11/23