Automtech

Blog

Tendências e expectativas para a diversidade na indústria de tecnologia

A indústria de tecnologia é uma das mais importantes e inovadoras do mundo. No entanto, ela requer maior diversidade. Este é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância, no mundo empresarial, e é importante lembrar que a diversidade só significa multiplicidade, de fato, se focarmos nela como um todo, nos mais variados sentidos, desde questões étnicas, culturais, sociais, de gênero, ou pessoas com deficiência, até questões de pensamento e perfil.

 

De acordo com um estudo da McKinsey Global Institute, as empresas com maior diversidade de gênero são 25% mais propensas a ter um desempenho financeiro superior. 35% deste resultado, são empresas com maior diversidade racial e étnica. Esses dados mostram que a pluralidade é um fator importante para a inovação e o sucesso das empresas, ou seja, o campo da tecnologia tem muito a ganhar com esse investimento.

A análise da McKinsey traz um sólido caso de sucesso para a diversidade de gênero e de raça, além de fortalecer a liderança diversificada nas corporações, mostrando que prezar pela diferença traz uma melhora, em comparação com as que possuem uma homogeneidade.

Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a diversidade na indústria de tecnologia, mas algumas tendências emergentes indicam que as coisas estão começando a mudar. Uma delas é o aumento da conscientização sobre a importância da diversidade, cada vez mais empresas reconhecem que a variedade é um ativo valioso para a inovação e o desempenho. Outra tendência emergente é o aumento da demanda por profissionais de tecnologia, trazendo oportunidades para uma pluralidade de capacitados na área.

Um ponto bastante significativo é que, com a crescente conscientização sobre a importância da diversidade, os consumidores e os investidores vêm exigindo que as empresas de tecnologia tenham equipes mais diversificadas.

Expectativas para o futuro

Com base nos dados atuais, é esperado que a diversidade na indústria de tecnologia continue a crescer nos próximos anos, mas é fundamental que as empresas não aguardem passivamente pela mudança. Elas precisam criar uma cultura que valorize e promova um ambiente de trabalho mais variado e inclusivo.

As empresas podem iniciar essa preparação definindo suas metas de diversidade e inclusão, como reavaliar práticas de recrutamento, oferecer treinamento para suas equipes com o intuito de sensibilizá-los a colaborar, assim como criar políticas claras que valorizem a diversidade como um diferencial competitivo.

Para que uma organização seja verdadeiramente inclusiva, é preciso que ela crie uma cultura que valorize a diversidade e a inclusão, que promova um ambiente de trabalho respeitoso, livre de preconceitos, promovendo diálogo sobre o tema e instaurar políticas de tolerância zero para micro agressões e qualquer tipo de comportamento ofensivo, por exemplo as piadas, estas são ações que geram efeito positivo dentro das instituições.

É necessário focar na adoção de ações gradativas, que precisam ser realizadas de forma contínua e encaradas como uma missão de todos, não apenas do departamento de Recursos Humanos. Afinal, não adianta o time de RH desenvolver uma política se o colaborador não acreditar no que está sendo proposto, assim não haverá esforço para desenvolver esse ambiente. Isso porque o desafio não se limita apenas a trazer diversidade, mas garantir um ambiente inclusivo.

Espera-se que a diversidade não seja apenas uma pauta, mas um componente central da cultura corporativa. O futuro da indústria de tecnologia está intrinsecamente ligado à capacidade das empresas de atrair, reter e promover uma força de trabalho diversificada. Isso não apenas reflete na sociedade moderna, mas também impulsiona a inovação e a criatividade, trazendo melhores perspectivas e soluções.

A indústria de tecnologia precisa entender que cada voz importa e contribui para um cenário verdadeiramente inovador e à medida que as empresas reconhecem essa realidade, se empenham ativamente para promovê-la. Instituições que abraçam a diversidade estão bem-posicionadas para se adaptarem a um mundo em constante evolução, inovarem rapidamente e atenderem às necessidades variadas de seus clientes.

Para saber mais sobre o assunto, visite nosso site ou entre em contato conosco.

Junte-se a nós nesta trajetória em direção ao futuro!

 A AUTOM TECHNOLOGIES tem a solução perfeita para VOCÊ! Venha conhecer a melhor experiência em Consultoria de Tecnologia, RH e R&S, com a:

Logo da empresa Autom Technologies

Conte com a gente para te orientar. Esse assunto é a nossa especialidade. 😉

Solicite uma visita e conheça todas as soluções da Autom Technologies:
contato@automtech.com.br
Fale com a gente por WhatsApp
Autor(a): Verônica Monteiro 12/01/24