Automtech

Blog

Cargos que serão Tendência na área de Tecnologia em 2024

Dados recentes divulgados pelo IBGE registraram mais uma queda na taxa de desemprego do Brasil, chegando a 7,6% no trimestre encerrado em outubro de 2023. No entanto, à medida que o mercado de trabalho brasileiro se aquece, com uma taxa de desemprego em declínio, especialistas antecipam um cenário favorável para contratações em 2024, especialmente em cargos de liderança. Entre os setores em destaque, a tecnologia apresenta uma trajetória particularmente promissora.

 

O segmento tecnológico, incluindo serviços financeiros com bancos digitais e empresas adquirentes, demonstra um movimento de retomada e fortalecimento no mercado. Para as startups, embora seguem em um ritmo mais lento, o mercado de tecnologia também é promissor, e elas contribuem significativamente para este cenário positivo.

Com esse mercado competitivo, também se espera uma valorização e um aumento na remuneração para cargos focados em dados e inteligência artificial. Profissionais com essas habilidades terão as melhores oportunidades, já que o mercado de tecnologia no Brasil tende a continuar crescendo em 2024. Segundo o portal Mundo do Marketing, as vagas mais valorizadas, demandadas por diversos setores, serão:

  1. Engenheiro de Inteligência Artificial
  2. Arquiteto de Inteligência Artificial
  3. Pesquisador de Inteligência Artificial
  4. Cientista de Dados
  5. Engenheiro de Big Data
  6. Especialista em CyberSecurity
  7. Especialista em Segurança da Informação
  8. Analista de People Analytics
  9. Especialista em Segurança de Cloud

No segmento de energias renováveis, setor em ascensão, há uma demanda crescente por profissionais de tecnologia bem qualificados. Regiões como o Nordeste brasileiro se destacam, apesar dos desafios para atrair talentos, cargos como Analista de CyberSecurity, Gerente de Operação e Manutenção, Gerente de Relações Institucionais, e Especialista em Comércio de Energia (Energy Trader Specialist), serão os mais procurados no setor.

Além dos cargos relacionados a dados e inteligência artificial, outras tendências que devem impulsionar o mercado de tecnologia em 2024 são crescimento do mercado de cloud computing, desenvolvimento de novas tecnologias, como 5G, Internet das Coisas (IoT) e metaverso, e aumento da demanda por profissionais de cibersegurança. Portanto, profissionais que se especializarem nessas áreas, terão boas oportunidades no mercado.

As tendências mencionadas anteriormente indicam uma crescente valorização de habilidades em tecnologia e segurança da informação, refletindo a importância de se investir em carreiras com formações atualizadas.

Para as empresas que desejam se destacar no mercado de tecnologia em 2024, é importante investir em qualificação e atualização constante, além de estar atentas às novas tendências tecnológicas. Criar uma cultura de inovação dentro das empresas e incentivar a equipe a pensar fora da caixa e a propor novas ideias já é um bom começo.

Não tenha dúvida de que o mercado de tecnologia em 2024 será caracterizado por um forte crescimento, impulsionado pela demanda por soluções digitais e pela adoção de novas tecnologias.

Convido você leitor, a ficar atento às novas tendências tecnológicas. Acompanhe as notícias e eventos do setor para estar por dentro do que está acontecendo. 😉

Para saber mais sobre o assunto, visite nosso site ou entre em contato conosco.

 A AUTOM TECHNOLOGIES tem a solução perfeita para VOCÊ! Venha conhecer a melhor experiência em Consultoria de Tecnologia, RH e R&S, com a:

Logo da empresa Autom Technologies

Conte com a gente para te orientar. Esse assunto é a nossa especialidade. 😉

Solicite uma visita e conheça todas as soluções da Autom Technologies:
contato@automtech.com.br
Fale com a gente por WhatsApp
Autor(a): Verônica Monteiro 06/02/24