23 de novembro de 2018

Fábrica de Testes e Qualidade

Qual é a origem dos problemas de qualidade de software?

O gráfico abaixo nos mostra onde nascem os bugs de um software, em quais áreas (ou disciplinas) da produção de software eles são gerados.
Segundo Ron Patton a maior parte dos bugs são gerados na Especificação, ou seja, no início de tudo, na Concepção do software.

Como podemos, não é apenas nos Requisitos que está a causa dos bugs. Temos uma grande parcela associada a problemas de design, uma parcela menor em problemas de construção (aqui entra o código fonte), e uma parcela menor atribuída a “outros fatores”. entender melhor sobre a Concepção do software fará toda a diferença na sua performance profissional.

O que podem contratar?

Fábrica de software trata-se de uma solução de otimização de processos. O desenvolvimento de softwares se torna mais ágil, seguro  e eficiente.  O esforço da empresa contratante será expor seus desejos e expectativas.
A fábrica de software possui profissionais capacitados e treinados para diferentes tecnologias. Esse é um grande diferencial, além disso os serviços podem ser contratados separadamente e a utilização das ferramentas e opcional.


  • Arquitetura de Testes

  • Automação dos Testes

  • Execução Manual Testes

  • Processo e Metodologia de Testes

  • Ferramenta de Testes

Como Fazemos?

Gestão de defeitos

É fundamental adotar o gerenciamento de defeitos no processo de teste. Para um bom desempenho do Teste de Software, um importante fator é o registro e o acompanhamento dos bugs. Sendo assim, a gestão de defeitos torna-se essencial para a garantia da qualidade.
As informações contidas no registro de um bug devem ser claras e objetivas para facilitar a compreensão de todos os envolvidos no projeto.
Será muito mais caro dirigir um defeito identificado apenas na hora da implantação.
E o que nos mostra a Regra 10 de Myers, quantos mais tarde, no ciclo de desenvolvimento de um software, o defeito é encontrado, maior o custo de correção.
Em função disso, saber identificar a importância dos defeitos é fundamental para entender o impacto que eles causarão no sistema e nos negócios da empresa.
O objetivo é tornar possível a mensuração do andamento do projeto e consequentemente dos seu Testes, registrar os bugs encontrados, bem como rastrear todas as mudanças aplicadas no projeto.

Bugzilla
Ferramenta de acompanhamento de alterações mais populares. Utilizada em um grande número de projetos de desenvolvimento de software.

Mantis
Sistema de gerenciamento de defeitos, de fácil customização e instalação.

Automação Selenium WebDriver

O Selenium WebDriver é uma API que nos permite escrever testes automatizados para aplicativos da web. Ao contrários do que muitos pensam, Selenium não é uma única ferramenta e sim uma (suíte/conjunto) de ferramentas. Os testes automatizados que usam o Selenium WebDriver são executados usando um navegador da web. Em outras palavras, o Selenium nos ajuda a verificar se nosso aplicativo está funcionando como esperado quando é usado por um usuário real.

Utilização do Visual Studio para gestão e execução de testes manuais e automatizados, para clientes parceiros Microsoft que tem em seu pacote de serviços a funcionalidade TESTES liberada para toda a equipe de Qualidade.

Pular para a barra de ferramentas